quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Memórias de Adriano


A leitura proposta para o mês de Fevereiro ao clube de leitura é a fabulosa obra de Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (editado em Portugal pela Ulisseia), um grande clássico dos romances históricos da literatura mundial.

Pelos nossos olhos - e em forma de uma longa carta redigida no "Outono da vida" - passará uma longa-metragem sobre o Império Romano filtrada pelas vivências do próprio imperador. A não perder!

Dia 11 de Fevereiro cá estaremos, às 18,30h para trocar as primeiras impressões sobre este monumento da literatura (à primeira vista pode não parecer uma leitura fácil, bem sei...) de qualidades inegáveis.

12 comentários:

Rony disse...

Com muita pena minha venho por este meio despedir-me do Clube de Leitura. Embora, devido a todas as condicionantes, tenha aceite o facto de presenciar só a 2ª parte de cada sessão, na última reunião tornou-se evidente que isso me exclui da dinâmica de grupo.

Desejo a todos a continuação de boas leituras.

Clube de Leitura de Tavira disse...

Cara Verónica,

É também com muita pena da minha parte, enquanto dinamizadora. Creia que reconheço que foi um lapso meu ter levado a cabo uma actividade solicitada a todos durante a primeira parte da sessão, uma vez que sei que a Verónica só pode assistir à segunda. O facto de o ter feito logo no início deve-se apenas a uma questão de gestão do tempo, pois a segunda meia hora de sessão é sempre mais difícil de gerir. Cortar o ritmo dos comentários sobre as obras é sempre mais complicado quando já se gerou um diálogo. Acredite que se tratou apenas de um esquecimento - não o teria feito se me tivesse lembrado do seu caso - e não de um exercício de exclusão. Peço desculpas se dei azo a que se sentisse assim, mas houve um esforço consciente da minha parte em tentar integrá-las nas discussões. Lamento, uma vez mais, que tal tenha falhado durante a última actividade. Estava disposta a reveê-la com o clube, por ter consciência da minha falha. Obrigada, em todo o caso, pela sua participação. Boas leituras!

Juan M. Escribano disse...

Lamento imenso a sua decisão. Não queria deixar a ocasião de convidá-la para nos visitar sempre que quisser. Os seus pontos de vista sempre foram (e serão) bem-vindos. Receba o mais cordial dos abraços.

Rony disse...

Cara Sandra,

Eu compreendo perfeitamente a opção estrutural que adoptou na última reunião. O tempo é um forte condicionante do Clube e necessita ser bem gerido. Se senti que não fazia parte do grupo foi devido a esse factor e não a si. Tem sido uma óptima dinamizadora, por isso é que gostei tanto de pertencer ao Clube.

O ideal seria eu conseguir chegar a Tavira às 18:30, mas de momento isso não é possível. Talvez no futuro.

Vou continuar a acompanhar as actividades e leituras do Clube por este blog.

Aliás, estou a adorar este novo livro, sempre o quis ler e por diferentes motivos sempre o adiei. Visto ter formação clássica, ler este livro é um pouco como regressar às origens.

Obrigada Juan pelas tão simpáticas palavras.

Mais uma vez desejo a todos Boas Leituras.

José Couto disse...

Olá, parceiros de leitura!
Descobri há pouco que o livro que estamos a ler vai ser alvo de adaptação para o cinema, em breve, pelas mãos do cineasta John Boorman. Estou curioso para ver como é que ele vai transpor para o grande écrã uma obra desta densidade... mas pode ser (oxalá!)que nos surpreenda.
Continuação de boa leitura!

José Couto disse...

Olá, Sandra!
Como não encontrei o seu e-mail, estou a enviar as informações que me havia solicitado por este meio. Assim, em primeiro lugar, não há qualquer filme exactamente sobre o reinado de Adriano; o mais próximo que temos é de um dos seus sucessores - Marco Aurélio - que é retratado nos filmes "A Queda do Império Romano", de Anthony Mann, e "Gladiador", de Ridley Scott. Pode ser que exista algum documentário que interesse (vou investigar)... ou, então, esperamos pela adaptação cinematográfica da obra, que, segundo consta, está a ser realizada, mas não se sabe quando estará concluída.
Em segundo lugar, eu e a Antonieta não precisamos que nos encomende a colectânea de poesia, uma vez que já a possuímos. De qualquer forma, obrigado.

Clube de Leitura de Tavira disse...

Olá, José

Obrigada pela rapidez com que nos responde! Quanto à adaptação das "Memórias", é curioso que ainda ontem falávamos da dificuldade que devia representar uma transposição para a tela desta obra... Bem, como não se sabe quando é que isso sairá cá para fora, talvez a "Queda do Império Romano" seja uma opção. Vou tentar localizá-lo. Se, entretanto, souber de algum documentário sobre o tema, peço-lhe que mo indique, por favor.


Boas leituras!!!

Juan M. Escribano disse...

Já há um pequena adaptação (10 min.) de um fulano chamado T.J. Wilcox. Estou agora à sua procura.

Há também um documentario intitulado "I, Caesar: Hadrian - Within these walls" (BBC), do ano 1997:

Documentary series about the rise and fall of the Roman Empire. This programme looks at Hadrian, who in AD 117 succeeded his cousin Trajan as emperor. He shocked Rome by ordering a halt to conquest and expansion and began to consolidate the empire behind border defences such as Hadrian's Wall. Then he set off to tour the glories of his empire in the company of his male lover, Antonius.


Não tenho mais informações, mas pesquisarei.

Ninguém disse que Antonio Banderas será o protagonista da próxima adaptação das "Memórias...". Lol

Juan M. Escribano disse...

Eeeeeeee também temos continuação oficial das "Memórias...": "Marco Aurélio - Diis Manibus", de Mário de Sousa Cunha. Verifiquei e há edição portuguesa, da Ésquilo Multimédia (2003).

Clube de Leitura de Tavira disse...

Juanma,

A velocidade com que informação te chega deixa-me tonta. Eh, eh. Já agora, se souberes mais detalhes sobre o documentário, avisa, ok?
Quanto ao Banderas, não me parece um pormenor de grande relevo...

Juan M. Escribano disse...

Bom, lamento dizer que não há edição espanhola em DVD da série "Yo, César", que sim foi emitida em 2005 pelas cadeias de televisão Documanía e Localia (cabo e satélite). É uma pena.

E a notícia do Antonio Banderas diria que é de enorme relevo e até mesmo de capital importância por ser ele não só hispano, senão também bético (nas duas acepções da palavra, por se alguém não se percebeu; coisas do futebol). ;-) Neste e naquele comentarário era uma brincadeira.

Clube de Leitura de Tavira disse...

Hombre, claro! Eu também estava a brincar. Vou tentar então localizar a longa-metragem "Queda do Império Romano". Já percebeste é que o Banderas não é santo das minhas devoções...Até dia 25!